Já comentei um pouco das ideias da medicina chinesa sobre o fígado. Na visão dos cinco elementos, os olhos estão ligados ao fígado e ao elemento madeira. A sintonia se reflete na ideia de imaginar/projetar/planejar ou seja, criar, que ressoa com a energia da primavera e do elemento madeira. Assim, a visão é não apenas o ato de enxergar, mas projetar e, os olhos, seus orgãos, são afetados quando existem desequilíbrios nesse sistema. (
leia mais)
Os orientais perceberam essa interessante relação há muito tempo, mas existem ocidentais que também o fizeram mais recentemente. Reproduzo aqui as palavras do incrível Meir Schneider (que nasceu cego e com exercícios e muita disciplina, recuperou muito da visão):
"Todos fomos educados para crer que nossos olhos - ao contrário da maioria das outras partes do corpo - podem apenas mudar para pior, e nunca podem melhorar se começaram a deteriorar-se. É fácil pensar assim, porque de fato, a maiorida das pessoas com problemas de visão apenas tende a piorar. Isto, entretanto, acontece apenas porque elas não sabem como melhorar sua visão.Ninguem pode ser culpado disso. A melhora da visão é um processo complexo. Nossos olhos - e nossas habilidades visuais - estão intrincadamente ligados com nossos corpos, nossas mentes e nossas emoções. Nossos olhos agem sobre cada aspecto de nossa vida; trabalhar para melhorar a visão é portanto um desafio. Nesse processo você pode dar de cara com tensões físicas* profundamente enraizadas, resistência mental, bloqueios emocionais e traumas. No entanto, ao encarar essas dificuldades, muitas pessoas não só superaram seus problemas visuais, como mudaram suas vidas".
*mais uma correlação músculos/olhos que ressoa com a medicina chinesa