10.1.16

O outro lado de Tesla

Provavelmente você já ouviu falar de Tesla (1856-1943), o inventor sérvio radicado nos EUA que trabalhou com Thomas Edison  e ficou conhecido por suas  experiências com alta voltagem. Tesla desenvolveu o sistema de corrente alternada e registrou mais de 700 patentes mundiais.

imagem proveniente do site do Instituto Nikola Tesla

Mas e o outro lado de Tesla, você conhece?

Eu não conhecia até alguns dias atrás. Porém, no dia 6 de janeiro, um amigo me indicou um video no YouTube sobre as relações entre a percepção interior e exterior do ser humano. Uma coisa foi levando a outra e encontrei um outro video que me pareceu interessante e deixei para assistir no dia seguinte.

Coincidência ou Sincronicidade?

Assim, no dia 7 de janeiro (que descobri depois ser a data da morte de Tesla) assisti a vários vídeos contando sobre as experiências mais radicais de Tesla e seus "discípulos", como Otis Carr e Ralph Ring, que vêm driblando o sistema e executando experiências inovadoras em relação a energia limpa, gratuita e, portanto, sustentável.


Nikola Tesla

Acho que como eu, muitas pessoas têm seus momentos de desânimo e descrédito em relação ao futuro da humanidade. Eu procuro minimizá-los porque acho que são contraproducentes. O Aikido nos ensina que é preciso manter-nos em movimento e não nos paralisarmos, seja em uma posição, um movimento, uma ideia obsessiva ou depressiva... Dessa forma, sinto que é saudável e produtivo nos ligarmos nas boas soluções e projetos que vem pipocando no mundo, como é o caso  do Bora Plantar, ou do  Cidades Sem Fome, por exemplo.

E nesse sentido que gostaria de comentar sobre as ideias de Tesla, como projeto de opção aos combustíveis fósseis, para dizer o mínimo diante de suas inúmeras e complexas propostas que trazem  respostas que certamente serão aplicadas no mundo pós-capitalista que viveremos no futuro (sim, sou muito otimista em geral!).

Tesla, entre tantas descobertas, percebeu que os circuitos fechados (por exemplo, uma pilha, um motor com combustível fóssil) esgotam-se energeticamente e requerem reposição de fonte energética. Entretanto, circuitos abertos tem energia inesgotável pois estão abertos ao fluxo de energia cósmica. Interessante fazer um paralelo com a ideia de circuito aberto dos nadis (para a cultura hindu) ou meridianos para a medicina chinesa, os vasos energéticos (não detectáveis por aparelhos da cultura ocidental) que correm dentro do corpo físico e são os canais por onde a energia cósmica (prana, ki ou chi) flui. O aikido e outras artes marciais trabalham a ideia de manter os canais e centros energéticos (chakras) abertos para não haver desgaste de energia durante a prática. É a ideia de corpo-passagem que já mencionei neste blog antes (leia em Ki e o corpo-passagem)

Os chakras são os centros energéticos que podem abri-se ou fechar-se causando estados de saúde ou doenças 
Nessas pesquisas pela internet nos últimos dias descobri que o sobrinho de Tesla, Boris Petrovic resolveu mudar-se para o Brasil e estabelecer aqui o Instituto Tesla. A escolha se deveu as condições energéticas da localização do Brasil, conhecida também como Anomalia Magnética, condição que permite um maior afluxo de energia cósmica no país em relação a outras partes do planeta,  tornando-o portanto o lugar ideal para as experiências de energia livre que se desdobram não apenas em relação aos transportes, às operações de máquinas, mas também em relação à saúde.

As invenções de Tesla levam em consideração essa premissa de circuito aberto e podem gerar energia limpa, inesgotável e gratuita (dai seu "perigo", sua obscuridade em que se encontravam suas ideias). Mas felizmente a internet permite a difusão rápida e global de ideias e convido a todos a visitarem os vários links que deixei aqui espalhados neste post e a fazerem suas próprias conexões. O site do Instituto Tesla inclusive tem links para vários textos do próprio Tesla. Boa pesquisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário