24.3.15

A história de Morihei I

Acho particularmente interessante alguns trechos da vida do criador do Aikido, Morihei Ueshiba (1883-1969). Vou postando alguns parágrafos. Este é do livro de William Gleason, The Spiritual Foundations of Aikido - tradução minha:

"Era um estudante brilhante, interessava-se avidamente pela matemática e física. Ao terminar a escola secundária, matriculou-se numa academia de ábaco de excelente reputação e em um ano tornou-se assistente do instrutor da escola. Depois de sua graduação, Morihei conseguiu um trabalho no escritório local da administração fiscal. Ele tinha uma mente rápida e uma excepcional habilidade com números e rapidamente foi promovido a superintendente.
Sua consciência social já era evidente desde cedo. Quando tinha 19 anos, uma nova lei foi imposta aos pescadores, favorecendo as grandes frotas comerciais de pescaria e impondo dificuldades aos donos de pequenos barcos pescadores.  Morihei e os pescadores manifestaram-se contra a lei naquilo que ficou conhecido como o Incidente Iso. Isto terminou sua carreira na administração fiscal. Sem emprego, mas ainda um sonhador, ele dirigiu-se ao norte para Tokio para tentar a sorte, estabelecendo a Companhia Ueshiba, que tornou-se uma grande papelaria. Nesse meio tempo , tornou-se interessado nas artes marciais e estudou tanto o antigo jujutsu (koryu) quanto o estilo shinkage de espada. Mais tarde, ficou doente e foi forçado a retornar a Tanabe, deixando seus negócios com seus empregados. Chegando em casa disse a seu pai, "Bem, eu sai de mãos vazias e retorno de mãos vazias". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário