1.12.14

Do-in e o Aikido


Quando iniciamos um treino de Aikido Corpo-Ki, a primeira coisa que fazemos é a preparação do corpo com uma série de exercícios, também chamadas de Taissô.

Sentados no tatame, começamos pelos pés: "com uma mão segurando o tornozelo, rodar várias vezes o pé com a outra mão num movimento lento e ritmado. Da mesma forma, segurar o pé e rodar cada dedo, flexionando-os para frente e para trás, para depois massagear, torcer e apertar cada dedo. Com o calcanhar na palma da mão, penetrar profundamente os quatro dedos da mão (...) e exercer pressão moderada em todos os pontos. (...) Terminar com pequenos tapas nas solas dos pés para um estímulo geral".

O trecho abaixo, que descreve tão bem o taissô praticado nos treinos não foi extraido de um livro de Aikido, mas sim de um livro de Do-In, arte da cura que se baseia no conceito chinês de que o corpo humano não apenas tem energia, mas ele é energia manifestada na matéria - o ki.

Mais um trecho interessante:
 "Apenas um ponto chinês - o R1, ponto inicial do Meridiano dos Rins - encontra-se na sola dos pés. No entanto, a massagem nesta região produz estímulos em quase todas as partes do corpo, já que existem 72.000 terminações nervosas nos pés. Estas zonas de reflexo funcionam como "fios-terra", colocando os órgãos diretamente em contato com a energia do solo e fazendo escoar os resíduos e toxinas que bloqueiam a força vital.
Assim como acontece com os pontos chineses, essas zonas de reflexo ficam especialmente sensíveis ou doem espontaneamente quando os respectivos órgãos estão desequilibrados. As técnicas de tonificação e sedação são as mesmas utilizadas nos pontos dos Meridianos: para tonificar é indicado percurtir leve, rápida e repetidamente com a ponta dos dedos; para sedar pressiona-se profunda, lenta e continuamente com o polegar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário