17.11.14

Hara

Hara é uma das primeiras palavras japonesas que escutamos ao começar a praticar o Aikido. Trata-se do centro energético do corpo de onde deve partir a intenção do movimento.

Como ocidentais, a maioria de nós tende a entender que a mente localiza-se no cérebro, e também normalmente inicia sua intenção de movimento a partir da cabeça. E aí começam as dificuldades, pois sentir o hara na região da barriga é um desafio que exige constante pesquisa até se conseguir  iniciar o movimento a partir dele.

No entanto, a consciência do centro energético no meio da cabeça não deve ser descartada:
"O movimento começa no centro do hara, o tanden no ichi ou "um ponto", onde a mente do aikidoca está focada. O conteúdo espiritual do aikido pode ser expresso em uma palavra, hara, cujo significado se estende de "barriga" até "coração-mente" ou "alma". Hara não é apenas o centro físico do corpo, devidamente compreendido, é também o centro de nossa energia espiritual.

O kotodama do hara é ha (oito) e ra (espiralando para fora). Assim como o coração bombeia sangue para fora para nutrir as células físicas do corpo, o hara distribui o ki para todas as partes do corpo. O processo de distribuição do ki pode ser controlado pela concentração. No centro de nosso cérebro há um outro centro produtor de energia, ou hara, de onde nova consciência nasce. Quando os dois centros se combinam, grande poder espiritual pode ser alcançado.

(...) Praticando aikido diariamente, unem-se esses dois centros verticalmente; a força de vontade (o desejo, a decisão - do ingles will) se enraiza no centro físico do corpo e o excesso de atividade da mente cessa. Céu (mente) e terra (corpo) são unidos pelo espírito (will) . Dessa forma, o sentido completo de hara, corpo-mente, se concretiza." (GLEASON, 1994)


Nenhum comentário:

Postar um comentário