A energia é transmitida de uma camada de chakra de uma camada áurica para outra por passagens que geralmente estão seladas.
os sete chakras |
Trabalhos que desenvolvem o Ki são trabalhos que possibilitam a abertura dessas passagens: aikido, tai chi chuan, chi gong...
Diferentes culturas reconhecem a existência da força vital: Jesus a chamou de luz, os Hindus preferem chamá-la de Prana, Reich pesquisou o orgone e textos alquimistas se referem ao Ki como fluido vital.
A prática da respiração consciente leva à maior consciência do Ki interno.
Experimente o exercicío de respiração Joshin Kokyo-ho:
Sente-se com a coluna ereta e livre de tensões. Inspire lentamente pelo nariz. Imagine que junto com o ar a energia Ki está entrando pelo chakra da coroa (chakra 7). Preste atenção nas sensações: um aumento de calor, a visualização de uma cor, uma sensação de cosquinha no topo da cabeça.
Se não puder sentir nada, não há problema, continue respirando e praticando que a sensibilização aumenta.
Procure perceber como o corpo se enche de energia a medida que voce respira; dirija o ar até o Tanden, o centro energético do corpo que se localiza no abdômen, dois a tres dedos abaixo do umbigo.
Foque sua atenção no Tanden e retenha o ar, imaginando a energia que daquele ponto se espalha por todo o corpo, como se fosse uma luz que se espalha e vitaliza todo o corpo. Expire pela boca e preste atenção nos dedos das mãos e dos pés, por onde essa energia tambem é escoada.
A prática diária vai trazendo uma maior amplitude de sensações e contato com o Ki.