24.12.14

Voar como relâmpago

Tanto se fala, tanto se define, mas nada como  ir à fonte e checar o que o criador do Aikido dizia sobre o mesmo.

Muito além de discussões sobre a técnica e forma - verdadeira fixação de muitos praticantes -  o texto de Ueshiba se concentra no cerne da questão: a postura filosófica por trás de tudo - com grande ênfase para o caráter espiritual desta arte. Seguem extratos do livro de Morihei Ueshiba, "Ensinamentos Secretos do Aikido" que contém ensaios que sempre inspiram na busca do nosso melhor:
" O Aikido apareceu para ajudar a curar e purificar este mundo depois da II Guerra Mundial. Nessa época havia muita luta e conflitos, mas agora antevemos uma era na qual o Japão se torna um reino de paz. Lutas e guerras irão destruir nosso mundo - em vez disso, devemos gerar o calor e a luz nascidos do amor. O Aikido serve para implementar isso. Se não existir amor tudo irá desaparecer . Os seres humanos são criados à imagem divina.

(...) Antigamente, o budo envolvia treinamento em formas físicas, mas agora treinar em formas espirituais é mais importante. Se lhe faltar uma mente focada no amor, você nunca conseguirá executar nenhuma grande técnica. (...) O budo é baseado no principio da não resistência, o princípio do mundo espiritural - isso é nenpi kannonriki. O segredo do bu é que ele não tem formas. O coração deve ser livre, e o ki deve ser completamente carregado.
Tudo isso me foi passado pela divindade Sarutahiko em 16 de dezembro de 1942, entre 2 e 3 horas da manhã. Todos os deuses do Japão se reuniram e trouxeram o aiki para a vida trazendo o espírito universal e a esgrima sho chiku bai. A espada de dois gumes do céu e da terra foi manifestada: essa espada simboliza o movimento espiritual que trabalha para purgar o mundo da vileza e da corrupção. Para obter isso, primeiro uma guerra terrível teve de terminar. Fui encarregado de uma tarefa tremenda; e os deuses me instruíram para construir um aiki jinja de 36 tatames em Iwama. Então as bombas caíram em Hiroshima e Nagasaki, e o imperador declarou o fim da guerra. (...) Assim, encarnei a divindade Izumome no mikoto (o espírito das reformas e da renovação).
(...) Todos os deuses trabalham juntos o aiki. Eu sou simplesmente quem indica o caminho. Não ensino nada. Simplesmente ouço os deuses. Use o espírito para ativar a matéria. Se ficar capturado pela forma, você nunca será capaz de voar como o relâmpago e gerar faíscas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário